A Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná (ADDAV) realiza o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “Esse recebimento itinerante auxilia os produtores na devolução das embalagens, principalmente aqueles que possuem pequenas quantidades de embalagens em áreas rurais distantes das unidades de recebimento. O limite para recebimento no Itinerante é de até 15 Big Bag por produtor. As embalagens devem estar perfeitamente lavadas, e separadas por tipo e tamanho de material”, explica a gerente da ADDAV, Patricia Moretti Franco.
De acordo com a resolução da portaria 116 do Instituto Água e Terra, a comprovação da irregularidade se dá através do comprovante emitido pela Central de Recebimento que é enviada ao órgão ambiental. Quantidade de embalagens em desacordo, não triplice lavadas, ao total de embalagens entregues, é passível de penalidades: até 3 embalagens isento de autiuação; acima de 3 autuação pela ação e por embalagem excedente, no valor de R$ 5 mil, mais R$ 100 por embalagem excedente. As embalagens devem estar lavadas e separadas conforme o procedimento:
Plástica Lavada: perfuradas ao fundo e destampadas. Dentro de Bag e separadas por tamanho: 20, 10, 5 e 1 litro.
Tampa: Separadas das embalagens lavadas;
Embalagens flexíveis: dentro de saco de resgate
Embalagens de tratamento de sementes: tampadas dentro de saco de resgate
Papelão: desmontadas
Rótulos, bula e lacres: entregues separados
O recebimento itinerante coordenado pela ADDAV percorrem 28 Municípios. Para fazer essa devolução itinerante o produtor deve ter o comprovante do produto (nota fiscal ou relatório da revenda associada. “O prazo máximo para devolução das embalagens é de até um ano, da data da compra do defensivos, informação contida na nota fiscal de compra”. Ressalta Patricia.
O recebimento itinerante é realizado em locais estratégicos no canal de distribuição (cooperativa e revendas cadastradas na ADDAV) e tem como objetivo ressaltar a importância do Sistema Campo Limpo. “Todos são responsáveis pela logística e descarte correto das embalagens, e isso traz benefícios ao meio ambiente, e também para o produtor, com a preservação do solo e da água. É importante ressaltarmos os impactos dessas embalagens no meio ambiente e como fazer o descarte correto”, finaliza Patrícia.
Acompanhe o calendário itinerante e prepare a entrega dos materiais: