
Mais uma edição do evento Portas Abertas realizado pela Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná (ADDAV) no último fim de semana. “A visita faz parte da comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo, dia 18 de agosto. Receber a comunidade amplia o conhecimento sobre a logística reversa das embalagens, os produtores têm a oportunidade de visualizar na prática como funciona a devolução, a classificação e a preparação para a destinação final, que muitas vezes é a reciclagem”, diz a gerente da ADDAV, Patricia Moretti.
O evento Portas Abertas da ADDAV é realizado desde 2010 na região. “O nome do evento diz tudo, nosso objetivo é mostrar o trabalho da Addav, onde ela fica localizada, e literalmente abrir as portas para os produtores que destinam as embalagens para nós, e também para os estudantes, que futuramente serão os responsáveis em orientar os produtores. O volume de embalagens é grande, e é importante ressaltarmos que essa logística reversa é benéfica para que o produtor tenha uma maior rentabilidade também”, avalia o presidente da ADDAV, Gustavo Salton.
Além de fazer a separação e classificação das embalagens, a Addav também faz o itinerante para o recolhimento dos materiais. “Isso é importante para que o produtor não precise se deslocar em uma distância grande. A Addav orienta como fazer essa destinação correta, de forma sustentável. Hoje o Paraná é líder em logística reversa, mais de 99% das embalagens são devolvidas, e isso traduzido em números, demonstra que o cuidado do produtor traz uma qualidade de vida melhor para o campo e para a sociedade”, afirma o associado da Addav, Gustavo Rafael Wolf.
O objetivo agora é continuar até chegar a 100% das embalagens devolvidas. “O Campo Limpo é uma iniciativa excelente, e é importante retomar a importância da devolução das embalagens. Observamos que há uma mudança na classe toxicológica, os produtores estão usando produtos menos tóxicos, mesmo assim, é importante enfatizar que é necessário continuar devolvendo as embalagens. O objetivo é chegar a 100% de devolução, por isso, é importante que a nova geração, que vai trabalhar no campo, entenda essa importância”, comenta o professor Agassiz Linhares Neto.
A logística de descarte das embalagens na ADDAV é embasada na Lei 9974/2000, que também foi apresentada durante o evento. “Tenho um pouco de conhecimento sobre as embalagens, pois meu avô é produtor, então sei onde armazenar, como separar, mas tô aprendendo muita coisa aqui também”, diz o estudante do primeiro ano de Agronomia, Vitor Bitencourt Lunardelli. “Essa foi minha primeira vez conhecendo a Addav, achei muito legal conhecer na prática, uma experiência legal para que possamos orientar os produtores de forma correta”, complementa o estudante do primeiro ano de Agronomia, Vinicius Ribeiro de Lima.













Durante o evento, produtores rurais da região foram homenageados. “É uma homenagem simbólica ao trabalho de todos os agricultores, que são o principal elo de toda essa cadeia da devolução das embalagens”, enfatiza Patrícia. “É quase uma vida no campo, é muito bom lembrarmos dessa importância de separar as embalagens corretamente, cuidar com o armazenamento, isso traz benefícios para nós”, finaliza o produtor Amilton Piovesan.
Assessoria